terça-feira, 20 de outubro de 2009

...::: Nasce uma idéia :::...

Por Thiago

Sejam bem-vindos!
Criar é algo que exige uma dose de entusiasmo, animo e inspiração. Algo em conjunto é um tecer de afinidades. O nosso intuito é divugarmos o bairro de Pirituba pelos depoimentos de seus moradores e informações sobre o que o bairro tem a oferecer, tal qual idéias e sugestões que vocês caros leitores podem contribuir. Somos os ACC (Agentes Comunitários de Comunicação) e somos compostos por nove integrantes. Cada um com uma função, mas todos buscam abrir espaços para os comentários de nossos leitores.
Aqui é o Piritublog, um espaço nosso para este bairro.

Mapa da suprefeitura de Pirituba/Jaraguá*

Primeiramente vou trazer alguns dados* a respeito do bairro de Pirituba:

  • A população de Pirituba dispõe da Administração Regional de Saúde-ARS 8 para atendimento de organização das ações de saúde, vigilância epidemiológica, zoonoses e unidades volante e móvel, além de uma rede de 8 unidades básicas de saúde, 1 centro de orientação e acompanhamento sobre doenças sexualmente transmissíveis.Completam a rede pública de saúde: Hospital Psiquiátrico Pinel, Hospital e Pronto Socorro Municipal Dr. José Soares Hungria, Hospital-Dia em Saúde Mental e a Cooperativa do Plano de Atendimento à Saúde.

  • A rede de creches é constituída de 9 unidades, com um total de 1063 vagas.

  • Funcionam em Pirituba, 7 escolas municipais, além de aproximadamente 60 escolas particulares de educação infantil. A rede de escolas municipais e estaduais do ensino fundamental e médio é constituída de 24 unidades.

  • Pirituba destaca-se por contar com o Centro Educacional e Esportivo Geraldo José de Almeida e 6 clubes da comunidade (CDMs), além de 8 associações esportivas e recreativas particulares.

  • Encontra-se em Pirituba, o Parque do Jardim Cidade Pirituba, com 39.047 m2, o Jardim da Felicidade, que ocupa uma área de 28.800 m2 e o Parque Vistaverde, com 8.000 m2, totalizando 75.847 metros quadrados. Pirituba conta ainda com 265.900 m2 de praças e áreas ajardinadas.

  • O sistema viário tem na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães (trecho) seu principal corredor que corta Pirituba no sentido norte-sul. Outros grandes eixos viários: trechos da estrada de ferro da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e da Rodovia dos Bandeirantes, que tornaram-se barreiras físicas. As demais vias arteriais são: Avenidas General Edgar Facó, Benedito Andrade, Miguel de Castro, Cabo Adão Pereira, Comendador Feiz Zarzur, Agenor Couto de Magalhães, Santa Mônica e trechos das Avenidas Fuad Lutfalla, Paula Ferreira, Elísio Teixeira Leite, Doutor Felipe Pinel, Mutinga e Otaviano Alves de Lima.

Pelas andanças no nosso bairro descobrimos lugares acolhedores e que são poucos que conhecem. Ainda, encontramos lugares que fecham por não terem público e nem divulgação. Por isso o nosso convite: venha à Pirituba! Se já conhece, contribuia. E se já é assíduo frequentador, continue a prestigiar!

Que todos tenham uma ótima semana!

___________________________________________________________

* Mapa obtido no portal Prefeitura SP
* Dados obtidos no Freguesia News, no artigo Pirituba completa 120 anos por Nelson Americo de Godoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário